Bruno de Souza

Bruno
Instagram: @brunowintersun

Sempre admirei ver as pessoas correndo. Morei por muitos anos em uma avenida que é rota para os corredores e os praticantes de caminhadas aqui em Curitiba. Quando via alguém correndo, ficava pensando: “será que consigo correr igual a essa pessoa?”. Só que mentalmente ouvia uma voz: “você correndo?! isso não é pra você!”.

Correr parece ser tão simples, quantas vez já vi pessoas correndo para não perder o ônibus, ou correndo para atravessar uma rua movimenta e até mesmo no meu trabalho vejo pessoas correndo até a impressora. Sim todo mundo é capaz de correr, mas para um cara sedentário, com mais de 30 anos, que chegava exausto do trabalho, parecia impossível a idéia de começar a correr. Era difícil largar do conforto do lar.

Apesar de sedentário sempre fui magro, nunca passei dos 65 kg, mas como um bom praticante do sedentarismos desenvolvi uma pequena “pancinha de chopp”, nem culpo a cerveja por esse acúmulo de gordura abdominal e sim a grande quantidade de besteira que comi durante anos e claro a falta de exercícios físicos.

Por conta dessa “pança de chopp” era difícil encontrar camisetas que me servissem, na cor branca então esqueça. A ficha realmente caiu quando certo dia fui vestir uma antiga camiseta do Coritiba que já era meio justa e para minha surpresa ela tinha ficado ainda mais justa. Tive que desistir de usa-lá, pois marcava demais a barriga. Depois desse dia parei e refleti “preciso tentar mudar os meu hábitos” não só por aparência, mas sim pela minha saúde, se continuasse assim não demoraria para aparecer alguma doença.

Comecei a mudar alguns hábitos ao poucos, fui cortando as besteiras como frituras, salgadinhos e refrigerantes. Inseri a caminhada no meu dia-a-dia, até que em fevereiro/2015 tomei vergonha na cara e comprei um tênis mais especifico para corrida e finalmente comecei a correr.

Fui tomando gosto pela coisa e após alguns meses correndo, meu primo que já corre há uns 4 anos, me convidou para fazer uma prova de 5 km. Bom eu já conseguia correr 5 km, mas participar de uma prova, será que valia a pena gastar com isso? Será que eu não passaria vergonha? Aceitei o convite e bem no dia da prova fui batizado debaixo de muita chuva. Antes da largada já estava pensando que eu tinha ficado maluco de estar ali, mas assim que comecei a correr, fui tomado por uma sensação incrível de ver a rua lotada por corredores. Depois de ter completado o percurso já tinha certeza de que faria mais provas.

Nesse ano de 2015 ao todo participei de 10 provas, fiz algumas de 10 km, mas por conta de uma lesão voltei a fazer somente provas de 5 km, ainda estou buscando me fortalecer para chegar novamente nos 10 km com qualidade. Ah e hoje quando corro ainda ouço aquela voz na minha cabeça, mas agora ela me diz “Faça mais provas! Corra hoje! Não desista!”.

O Programa Fôlego entrou na minha vida em junho/2015 quando sofri uma lesão por estresse na lateral do joelho (a tal da síndrome da banda iliotibial), isso na minha segunda prova, pois dei um passo maior que a minha perna. De um dia para o outro, dobrei minha quilometragem de 5 km para 10 km e o resultado disso foi desastroso. Depois de passar no ortopedista e ver que não era nada grave, teria apenas que fazer fortalecimento muscular então comecei a pesquisar sobre tênis com mais amortecimento e foi ai que descobri o canal do Fôlego no youtube.

Os primeiros vídeos que assisti foram do quadro “Testamos”, onde encontrei o tênis ideal para mim, graças às explicações do Gustavo. Quando comecei a observar os títulos dos outros vídeos “Maratona de Amsterdã”, “Maratona Estocolmo”, “etc” foi a motivação que eu precisava para superar de vez a minha lesão. Não fazia ideia de como era tão grande esse universo da corrida de rua, achei sensacional as provas pelo mundo. Graças ao Programa Fôlego continuei a correr e pude desfrutar de tantos bons momentos nas provas aqui de Curitiba.

01 – 10/05/2015 – 1º Etapa Circuito Corrida de Rua – São José dos Pinhais/PR

02 – 31/05/2015 – XIII Corrida do Artilheiro (5º GAP AP – Bairro Boqueirão-Curitiba/PR)

03 – 14/06/2015 – 2º Etapa Circuito Corrida de Rua – Curitiba/PR (Jd.das Américas)

04 – 09/08/2015 – 2º Etapa Circuito Corrida de Rua – São José dos Pinhais/PR

05 – 26/09/2015 – Corrida Vida no Trânsito – São José dos Pinhais/PR

06 – 04/10/2015 – 4º Etapa Circuito Corrida de Rua – Curitiba/PR (Bacacheri)

07 – 12/10/205 – 1º Coxa Run(Coritiba) – Curitiba/PR

08 – 18/10/2015 – Circuito Caixa 2015 – Etapa Curitiba/PR

09 – 29/11/2015 -Circuito das Estações Caixa – Etapa Verão – Jockey Club Curitiba/PR

10 – 06/12/2015 – 20ª Corrida do Parque Tingui – Curitiba/PR

Deixar um comentário