Colunas

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade integral de seus autores. Cada colunista tem liberdade de expressão e o Programa Fôlego não interfere nem corrobora com as ideias aqui colocadas.

Gustavo Foto

Blog do Fôlego

Gustavo Maia

Currículo:

Gustavo Maia é jornalista, formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi repórter das principais publicações de São Paulo, tem uma agência de propaganda e uma empresa de eventos esportivos. É chef de cozinha formado pela Cordon Bleu de Paris e apresentador do Programa Fôlego.

x

Erô Foto

Nutrição

Erô Rodrigues

Currículo:

Erô Rodrigues é formada em Nutrição pela PUCCAMP (Campinas) e especialista em Nutrição Clínica Funcional. A Nutrição para atletas e praticantes de atividade esportiva tornou-se uma paixão e a especialização no tema transformou-se em uma das vertentes mais importantes de sua atividade profissional. Hoje Erô atende atletas de ponta do mundo das corridas de rua e de montanha.

Mika Foto

Corrida de Montanha

Mirlene Picin Mika

Currículo:

Esquiadora, biathleta de inverno e corredora de montanha. Teve o primeiro contato com a neve aos 27 anos de idade. De lá pra cá representou o país em competições em mais de 20 países, praticando ski cross country. A corrida de montanha entrou em sua vida como parte dos treinos de verão para o ski. Vencedora da Mizuno Uphill 2013, melhor brasileira de toda a história na Two Oceans Cidade do Cabo 56k e a melhor brasileira na Comrades 2015, Mika é uma das atletas de ponta no cenário da corrida de montanha no Brasil.

Itimura Foto

Pace de Vida

Roberto Itimura

Currículo:

Roberto Itimura, nascido em 07/04/1961 na cidade de Penápolis – SP. formado em Gestão de RH, conhecimento no conceito 5`S (Metodologia japonesa de organização e limpeza) e SixSigma. Ex-obeso, ex-fumante, cardíaco, infartado, safenado, resolvi mudar de vida, saindo do sedentarismo a ultramaratonista por paixão pelas corrida de rua, organizo um grupo de corredores de rua em Jundiaí, motivando a pratica saudável das corridas e integração entre participantes.

André Foto

Na Corrida

André Savazoni

Currículo:

Olá, muito prazer. André Savazoni, jornalista, estudante de Educação Física, maratonista, pai da Vitória e do Pedro. Como quase todo mundo, comecei nos 10 km, cheguei às meias-maratonas e, finalmente, em 2010, estreei nos 42 km. Paixão à primeira vista. Que se tornou amor e casamento. Como toda relação a dois, tem seus altos e baixos, dias melhores e piores, felizes e tristes, mas sempre marcantes. A corrida, o jornalismo e as maratonas já me levaram, entre outros locais, a Nova York, Orlando (Disney), Barcelona, Atacama, Ushuaia, Punta del Este, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Buenos Aires, Villa La Angostura, Ubatuba e, principalmente, Boston, onde já estive por quatro vezes e planejo a quinta participação em 2016. Nesse espaço, a ideia é trazer essas informações relativas ao mundo da corrida de rua, dos avanços, descobertas e constatações da Educação Física, e, principalmente, da relação do esporte com a performance, com o desempenho, dentro da individualidade de cada um. Seja bem-vindo.

Thiago Foto

Na Planilha

Thiago Bedim

Currículo:

Prof. Especialista em Fisiologia do Exercício.
Prof. Especialista em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Esportivo.
Prof. Especialista em Treinamento Funcional.
Proprietário da Consultoria Esportiva 4u.

Kelly Foto

Medicina Esportiva

Kelly Cristina Stéfani

Currículo:

Dra.Kelly Cristina Stéfani é atleta desde criança e já praticou vários esportes e naturalmente a profissão de médica foi direcionada para a Ortopedia e Traumatologia / Medicina do Esporte para tratar de atletas como ela. Atualmente é triathleta amadora na distância Ironman, praticante de kitesurf ,SUP e montanhismo. Desta forma, ela utiliza o esporte na sua vida como promoção de saúde e ao mesmo tempo um laboratório para entender cada vez mais os seus pacientes com a experiência vivenciada. Trabalha como diretora médica do Instituto Kelly Stéfani de Medicina do Esporte (www.institutokellystefani.com.br) gerenciando uma equipe multidisiclipnar em medicina esportiva.

Enzo Foto

Blog do Amato

Enzo Amato

Currículo:

Enzo Amato é professor de Ed. Física desde 2000, fez sua primeira corrida em 1993, com 17 anos, em São Paulo onde nasceu. Desde então já foram 7 Ironman e várias ultras mundo afora. Trabalha com treinamento de corredores à distância, faz vídeos nas corridas para o Programa Fôlego, escreve sobre treinos no Blog do Amato, é colaborador nos sites Solo Running e MidiaSport.

Enzo Foto

Trotamorro

Max Cordero

Currículo:

Max Cordero é químico de formação, amante dos animais e um apreciador das boas coisas da vida. Mas acima de tudo, é um corredor. Daqueles apegados à teoria de “quanto maior o perrengue, melhor o desafio”. Para ele, este sentimento indescritível de desbravar a natureza, enquanto pratica o esporte que ama é a essência pura do que o faz feliz. Já trilhou os caminhos no asfalto, mas foi sob a copa de uma árvore correu com mais alegria e descobriu o seu habitat. Sua intenção é compartilhar com você os encantos da corrida de montanha. Sinta-se à vontade para dar opiniões e sugestões, você é meu convidado e trilhar com você fará essa aventura mais interessante.

Anna Foto

Passadas

Anna Paula Lima

Currículo:

A liberdade de correr me leva aonde eu quiser ser. Esse é o meu bordão. Mas, antes de tudo, Olá! Sou uma jornalista-corredora (ainda que sem os dois cruzados dos joelhos), que descobriu que correr pode me levar a qualquer lugar. Por isso, tenho toda a empatia com quem corre. E, me atrevo aqui a correr e escrever sobre corrida. Por quê? Não porque está na moda. Mas porque ela (como tudo na vida) está cheia de perrengues. E ultrapassar barreiras nos faz melhores. Certo? Sou mulher, mãe, filha, esposa, profissional e gosto de estar em movimento. Até porque não há como ser tudo isso sem se mexer. E acredito que pelo menos um desses pontos temos em comum. Tive vida de esportista desde a adolescência. Na corrida, comecei aos 15 anos, acompanhando minha mãe e uma amiga nas passadas madrugadoras no Bosque da Física (na USP), antes de ir para a escola. Mas não se engane. Meus desafios sempre foram moderados: corridas de 10, 15, 21 e de até 25 km. Mas treino. E vou à academia fortalecer as pernocas para ter vida longa no esporte. Também estou no meio do toda a gente enfronhada nesse mundo. Gosto. Gosto muito. Meu maior troféu? Foi ver a admiração da minha ajudante em casa, que de tanto limpar medalhas, arrumar revistas de corrida e se espantar com a minha disposição multitarefas, um dia veio me contar, timidamente, que tinha se juntando a um pequeno grupo do bairro e que começara a correr. A Nice é minha musa inspiradora. Depois disso, feliz, perdeu peso, tomou gosto e disse que não deixaria as corridas nunca mais. Escrevo para as Nices. Escrevo para você, que pode ser um dia (ou não) uma maratonista. Mas que, independentemente do seu objetivo, dá um jeitinho de colocar umas passadas na vida e é (ou será) o que quiser ser. Certamente, temos figurinhas pra trocar. 😉