A Manchao Ultra Trail acontece na província de Catamarca, Argentina

coluna-enzo-outubro

Manchao Ultra Trail acontece na província de Catamarca, Argentina.

12/11/2016 será a primeira edição e pouco sei o que esperar, isso é um dos pontos que me motiva a ir.

O que mais me atrai:

  • Sem dúvida que por ser a primeira edição é preciso ir de mente aberta, reclamar pouco e estar preparado para tudo.
  • O percurso sobe o Cerro El Manchao, e retorna.
  • Na sua maior distância, 80km, chega ao cume da montanha, a 4530m.s.n.m. (vou nos 50km que chegará a 4mil, o que considerei adequado sem prévia aclimatação).

—-

Pontos relevantes:

  • As mudanças climáticas são severas com tanta variação de altitude e ter os equipamentos adequados aumenta muito a chance de seguir na prova e até mesmo seguir vivo caso um imprevisto aconteça.
  • Vou subir 27km e voltar. É muito importante que eu esteja forte o bastante para suportar tantas horas subindo e depois, já cansado, o impacto da longa descida.
  • Além da força, preciso estar resistente, com os treinos longos em dia.
  • Por último e não menos importante. Preciso de velocidade, não porque a prova será rápida, mas levarei comigo o benefício dos treinos de velocidade, que me fazem suportar o treino perto do limiar, para quando chegar na altitude, conseguir ir igualmente perto do limiar, numa velocidade bem mais baixa.

—-

Como chegar:

Para nós brasileiros o mais fácil seria ir de avião até Buenos Aires ou Córdoba, e de lá a organização tem tudo programado num pacote all-inclusive, desde o ônibus até El Rodeo, cidade sede da prova, como também alimentação e hospedagem de vários tipos. Não é uma província badalada, não tem o verde da Patagônia, nem o calor da fronteira com o Brasil, mas é a província que frequentemente recebe o Rally Dakar, aventura pura.

www.manchaoultratrail.com

No fim das contas, pode contar com mais um vídeo show de bola no Fôlego.

Enzo Amato.

Comentários

Deixar um comentário